quinta-feira, 21 de maio de 2015

Tópico " Artes".

Durante as brincadeiras, a criança (re) vive suas alegrias, seus medos, seus conflitos, resolvendo-os a sua maneira e transformando sua realidade. Ela também internaliza regras e desenvolve valores que orientarão seu comportamento.
A brincadeira é uma das melhores maneiras por meio da qual a criança se comunica. Ela é um instrumento que proporciona convívio social, pois brincando se aprende com o mundo que nos cerca.
A proposta desta aula é realizar um trabalho interdisciplinar de maneira prazerosa, partindo dos brinquedos e brincadeiras infantis. Para alcançar este objetivo, utilizaremos à arte visual, a leitura, a produção de texto, a pesquisa histórica.
"Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte têm como objetivo levar às artes visuais, a dança, a música e o teatro para serem aprendidos na escola. Por muito tempo, essas práticas foram consideradas atividades importantes apenas para recreação, equilíbrio psíquico, expressão criativa ou simplesmente treino de habilidades motoras. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais, entretanto, Arte é apresentada como área de conhecimento que requer espaço e constância, como todas as áreas do currículo escolar. O aluno aprende com mais sentido para si mesmo quando estabelece relações entre seus trabalhos artísticos individuais, em grupos, e a produção social de arte, assimilando e percebendo correlações entre o que faz na escola e o que é e foi realizado pelos artistas na sociedade no âmbito local, regional, nacional e internacional. Aprender Arte envolve, além do desenvolvimento das atividades artísticas e estéticas, apreciar arte e situar a produção social da arte de todas as épocas nas diversas culturas". (PCNs, 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental, p. 62 e 63).
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf. Acesso em 19 maio 2015


                                              Imagem e bibliografia disponíveis em: 



O artista Plástico Ivan Cruz nasceu em 1947 nos subúrbios do Rio de Janeiro, e brincava pelas ruas de seu bairro como toda criança...
Apesar de amante da Arte, enveredou-se pelo caminho do Direito e se formou em 1970, mas nunca deixando de lado a pintura, o que mostrou frequentando a Sociedade Brasileira de Belas Artes nos anos 60 e visitas constantes ao Museu de Arte Moderna e ao Museu Nacional de Belas Artes. Em 1978 troca o sucesso financeiro do Rio pela beleza natural de Cabo Frio: o sol, o mar e seus frutos contagiam seu espírito.
De 1990 até hoje, Ivan Cruz pintou cerca de 600 quadros, retratando mais de 100 brincadeiras distintas, e chamou essa série de “Brincadeiras de Criança”, que cresceu de tal forma sua expressão e repercussão que se transformou em um projeto, pois passou a reunir em suas exposições não só os quadros, mas os brinquedos retratados, oficinas de brincadeiras e confecção de brinquedos, contadores de história, além de uma ambientação com músicas da época, como cantigas de roda. Tudo nascido do sonho, da saudade e da vontade de fazer com que todos voltassem a brincar e as crianças de hoje aprendam o verdadeiro espírito dessa arte que está sendo deixada de lado hoje em dia.

Algumas obras de Ivan Cruz:

Obras
Imagem disponível em:
http://professorjosealexandre.blogspot.com.br/2011/05/jogo-da-memoria-com-obras-de-ivan-cruz_15.html. Acesso em: 19 de maio de 2015


.
Imagem disponível em: http://projetobrincadeirasdecrianca.blogspot.com.br/. Acesso em: 19 maio 2015.

REFLETINDO:
A parir da exposição das obras de arte ou da exposição dos vídeos, procure levar as crianças às seguintes reflexões:
Vocês conhecem todos os brinquedos que foram pintados nas obras de arte do artista Ivan Cruz?
Quais brinquedos e brincadeiras a turma conhece e quais não conhece? (faça uma lista no quadro);
Será que seus pais e avós conhecem essas brincadeiras?
Vocês concordam com a frase do artista: “CRIANÇA QUE NÃO BRINCA NÃO É FELIZ, AO ADULTO QUE QUANDO CRIANÇA NÃO BRINCOU, FALTA-LHE UM PEDAÇO NO CORAÇÃO”?
 Para mais informação sobre o ensino de artes, acesse:

Bibliografia
 http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf. Acesso em: 19 maio 2015
http://www.portaleducarbrasil.com.br/UserFiles/P0001/Image/PCNsEnsinoFundamental1/Arte.pdf. Acesso em: 19/05/2015
Para mais informações sobre as obras de Ivan Cruz, acesse: 19 maio 2015
http://projetobrincadeirasdecrianca.blogspot.com.br/. Acesso em: 19 maio 2015http://projetobrincadeirasdecrianca.blogspot.com.br/2012/02/blog-creche-municipal-zuzu-angel-rj.html. Acesso em: 19 maio 2015.

 Arte também é Brincar  - Artista Ivan Cruz

O artista Plástico Ivan Cruz nasceu em 1947 nos subúrbios do Rio de Janeiro, e brincava pelas ruas de seu bairro como toda criança... Em 1990, se preparando para uma exposição em Portugal, Ivan Cruz pintou seus primeiros quadros com temas de sua infância, mais precisamente suas Brincadeiras. O sucesso foi tão grande por aqui, que ele cancela sua exposição em Portugal e expõe em várias cidades da Região dos Lagos e no Rio de Janeiro.Passou a retratar em suas telas: piões, crianças pulando corda, jogando bola-de-gude, pulando amarelinha, soltando pipa, pulando carniça e muito mais.

       
As crianças brincam, fazendo arte 

 




             


Bibliografia
http://leisamoreiracosta.blogspot.com/feeds/posts/default?alt=
Textos extraídos do site:
http://www.brincadeirasdecrianca.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário